#Convidado: 1° de Abril ~ Que mentira quer contar hoje?

Beliscões pessoas :D

O dia de hoje já está quase findando, mas não poderia deixar essa data em branco .
Táh, confesso que o post não foi digitalizado por mim,  como não teria tempo por conta do trabalho e a bicha da Lili só aponta o dedo no dela, então pedi esse favor.
A bichinha me perguntou : - vou ser colunista no seu blog? *oo*
Claro que eu falei, não!  rsrs  Sério, falei que precisava desse favor e iria analisar sua escrita. #SouMáh, mas  ela é enxerida. u_U

Vamos conhecer um pouco sobre ela e conferir seu post.

Olá pessoas lindas. Como estão? Ops, deixa eu me apresentar. Que falta de modos... hehehe
Sou a Juliana Lira do Blog Reticências, ou como a Mah gosta de me chamar, sou a Lili. Jornalista e estudante de psicologia, mas mais que tudo, uma garota que gosta de escrever sobre o que sente e pensa.



Então, vim aqui hoje pra falar de Mentira com vocês. 


Hoje é 1º de Abril dia da Mentira. E aí? Você já mentiu hoje?
A história desse dia é bastante interessante, data do século XIV. Acontece que nessa época, na França,  o ano novo era celebrado no dia 25 de março e não no dia 1 de janeiro. As festas duravam uma semana e só terminavam no dia 1 de abril. (Agora imaginem vocês 7 dias de Réveillon! Eu nem iria amar, imagine! Hehehe)

O caso é que o  papa Gregório XIII resolveu criar um novo calendário para todo o mundo cristão - o chamado calendário gregoriano - em que o ano-novo caía em 1º de janeiro. E dois anos depois o rei Carlos IX adotou o novo calendário cristão. O que deixou os franceses “pé da vida!”, onde já se viu passar a comemorar o ano novo em outra data e não ter mais 7 dias de festança???? Alguns franceses continuaram a comemorar o ano novo do dia 25 de março até o dia 1 de abril.

Vendo isso, muitos resolveram tirar onda com os que seguiam o antigo calendário e começaram a pregar peças nos “Bobos de abril” mandando convites de festas inexistentes e presentes estranhos. 
Daí vocês já viram, não é? Como tripudiar com a face alheia acaba virando moda, logo isso se espalhou pela Europa e mundo a fora chegando até aqui no nosso Brasil, tupiniquim. Por isso tantas brincadeiras inofensivas nesse dia.
Confesso que não sou muito fã de mentiras, nem as de brincadeira. 

Minha vó já dizia que é “brincando que se diz a verdade” e muitas vezes as pessoas dizem “brincando” o que não tem coragem de dizer seriamente. Há as mentirinhas “inofensivas”, há aquelas que são ditas para escapar de situações mil, há as mentiras maldosas. 

E há ainda quem se apegue a qualquer mentira para manter uma relação, ou uma ilusão como na musica “Maior abandonado” do Cazuza:

“Migalhas dormidas do teu pão Raspas e restos Me interessam Pequenas porções de ilusão Mentiras sinceras me interessam Me interessam, me interessam”
E que atire a primeira pedra quem nunca inventou uma desculpa pra os erros da pessoa amada, ou que não preferiu que a pessoa dissesse algo que não doesse. Eu como já inventei várias desculpas vou guardar as pedrinhas todas aqui na minha coleção.

Sejamos francos, a verdade é que a mentira é só um meio de pintar o mundo do jeito que gostaríamos que fosse. O Papa Gregório pintou o dia 1 de janeiro como primeiro dia do ano e nós, ocidentais colorimos nosso calendário assim. Acreditamos e comemoramos nessa data.

Sabe como é...  Uma mentira contada por muitos e repetida várias vezes, ganha ares de “verdade”.
Bem, já que é pra brincar, se fosse para pintar o mundo do meu jeito hoje e contar minha mentira, eu gostaria de dizer que a partir de hoje ninguém mais vai morrer. Espalhem a novidade!

Notícia em primeira mão: Somos todos imortais!

E você? Como gostaria de pintar o mundo hoje? Que mentira gostaria de contar e melhor ainda, que mentira gostaria de tornar verdade? Conta aí. Prometo fazer força para acreditar...

Juliana Lira (Lili)

36 comentários:

  1. Olá
    Nossa, que história hem
    Deve ser a terceira versão para a existência do dia da mentira que li só hoje rs
    Mas é interessante saber que existe uma origem deste dia não é. A gente comemora as coisas sem nem saber de onde veio isso rsrsrsrs
    Grande abraço Mah e Lili

    Se puderem me sigam no blog também :)

    bjss
    Blog Fernu Fala II

    ResponderExcluir
  2. lembrei que ontem ninguém contou nenhuma mentirinha!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. 7 dias de Réveillon? Meu Deus *u* que perfeição rs Nem sei porque o dia da mentira é comemorado, as pessoas mentem o ano inteiro mesmo u.u

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  4. Nossa, se tem gente que "perde" o figado em uma noite de ano novo, imagina em 7? HUAHUAHUA Meu Deus. Adorei saber da história do Dia da Mentira

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Lili!
    Adorei seu texto e já sabia da origem do dia primeiro de abril, muito intrigante como as pessoas adooram dar uma zuada em quem tem costumes diferentes.
    A minha mentira é uma que eu gostaria muuuito que fosse verdade: seres sobrenaturais, fantásticos e mágicos existem! ÊÊÊÊÊÊÊ
    Agora me dá licença que o Hagrid tá ali me esperando pra ir pra Hogwarts hahaha

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. 7 dias sem fazer nada?! OH GOD! POR QUE NÃO CONTINUARAM COM ISSO?!
    Somo duas, nunca fui chegada nessas brincadeiras pesadas ou ficar mentindo, na verdade, eu não fiz nada no 1° de abril, acho que é uma data comum, sem nada tão especial. Tem aqueles que adoram, bom pra eles, eu chego no máximo a fazer uma piadinha, mas é aquelas que você vai rir junto comigo.
    Claro que os Europeus iam começar com isso né? Eles adoram lançar uma nova modinha, mas gostei muito de toda informação que trouxe no post, nunca havia me perguntado como surgiu tudo isso. Devemos ser movidos por perguntas sabe? Já parou pra pensar em como tudo ganhou um nome ou como os costumes foram criados?
    Hoje parei pra pensar "Como é maravilhoso existir tantas línguas e termos a grande possibilidade de aprender"

    Beijinhos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
  7. Gostei do post Juliana. Não sabia de toda essa profundidade acerca da data 1º de abril e fiquei feliz por conhecer um pouco mais a respeito. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  8. Muito bom saber de onde veio esse dia com esse significado ridículo, afinal, as pessoas mentem todos os dias né? sendo mentirinhas inofensivas ou não, ainda mentem :/

    ResponderExcluir
  9. Ahhh não, por que não continuaram com esses sete dias de festa??? Seria tão bom! Hahahahah. Nunca soube a história do 1o. de abril, interessante saber! Nunca fui de ficar pregando pecinhas, mas quando é alguma divertida eu até dou risada...não gosto daquelas pesadas.
    Bem interessante seu post!


    Aproveito para te convidar para conhecer meu blog! =]
    Blog Amamos Maquiagem! | Fan Page! | Canal no youtube

    ResponderExcluir
  10. Acho que todo mundo mente. Eu procuro não mentir, mas tem aquelas tipo, ficou bom essa roupa e você olha e tá horrível e para não magoar fala que ficou.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Também acredito que todo mundo minta, mas ha a diferença da mentira e da omissão.
    dependendo do que aconteça, tudo dói!

    Procuro ser o mais transparente possivel,
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  12. Mentiras, mentiras, todo mundo mente, tire a primeira pedra quem nunca mentiu para o bem ou não.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Primeiro seja bem vinda hehe, amei o post e não conhecia a origem do dia, ah dizem as boas línguas que quem lê um livro aumenta 3 anos na vida então vamos sim ser imortais, eu pelo menos por que leio uns 5 livros pra mais no mês rsrs

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Sou esposa do Jared Leto não vale pq essa é a maior verdade que eu já contei na vida O.o Máh Coração Gelado judiou hein. Bom não tenho muito o que falar, mas adorei a postagem, quero uma Não Colunista no meu blog também kkkkkkkkk. Bjo bjo meninas!

    ResponderExcluir
  15. Muito interessante o post, gostei de saber a origem do dia da mentira.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, achei super interessante esse post, eu não sabia o porque do dia da mentira, adorei conhecer como surgiu esse dia, hahaha bem legal, eu também não curto mentiras, mas as vezes umas bem pequenas são necessárias né, mas mentir demais também é um erro na minha opinião, como você minhas pedrinhas vão ficar bem guardadinhas.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  17. Tentaram me contar uma mentira, mas desconfiei logo, rs.
    Mentira tem perna curta, não é?!
    A postagem ficou ótima, adorei.
    beijos,
    http://cookierobsten.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sabe, eu tenho trauma desse dia da mentira... rs... Quando eu estava na escola penava com isso, era um tentando enganar o outro o dia inteiro... agora, como eu só trabalho, e é um ambiente em que uma mentira pode ter um efeito muito mais grave (tipo uma punição grave para a pessoa que tiver a infeliz ideia de brincar com todo mundo nessa data), as coisas estão mais sob controle. Mas nem por isso deixo de ficar alerta! hehe...

    E que máximo esses 7 dias comemorando o ano novo! Não sabia dessa história! Adorei a postagem! =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Juliana e Máh, tudo bom?
    Nossa, adorei a ideia do post...kkkkkk
    A mentira que eu gostaria que fosse verdade hoje seria a seguinte manchete: Governo Federal usará o mesmo valor que gastou em estádios para reformar todas as escolas do país. Aí sim seria uma ótima notícia, mas é uma pena que seja uma mentira.
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bom?
    Desculpe a inconveniencia em perguntar, mas vc era do flogão mahxds (ou coisa parecida)? rsrsrs... o endereço do seu blog me lembrou uma guria que conheci por lá rsrs.
    Vou lá visitar o blog da sua amiga tbm :3
    Passando pra retribuir sua visita!
    Volte sempre <3
    | Blog Espinha Punk ! | Facebook | Twitter | Instagram |

    ResponderExcluir
  21. Oi Mah tudo bem e Lili tbm nossa quanto intimidade com a Lira, bom quer dizer tbm conheço essa fofa.
    O dia da mentira pra mim já foi engraçado um dia, hoje só umas piadinhas por ai,mas vc ficou sabendo do autor que fingiu que morreu para fazer o marketing do livro, todo mundo dando os pêsames kkkkk Um looser, disse pra ele RIP para seu livro kkkkk
    Ta sumida do meu blog hein bicha, da uma passada lá!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  22. Eu geralmente era imune as brincadeirinhas, mas esse ano o relógio passou da meia-noite e eu já tinha caído em duas! Foi péssimo. E passei o dia duvidando se o que lia era verdade ou mentira!

    ResponderExcluir
  23. nossa, não conhecia essa história auhsuash quem me dera ter 7 dias de réveillon *u*
    no dia 1º quase ngm fez piadinhas :/ kk
    enfim, bj

    ResponderExcluir
  24. LIRA! <3 Ok, Ju! HAHAHHA
    Eu já sabia dessa história e achei os caras muito zoadores por fazerem isso, fala sério, imagina a trollagem que era! :O
    Adorei a postagem, Ju. :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  25. Oie Ju
    Não sabia dessa história sobre o Dia da Mentira, mas gostei muito de saber e entender
    o motivo de ser esse dia. 7 dias de festa? Nossa, eu não aguento um imagina sete ..rsrsrsrrs. Gostei muito da postagem.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Máh,
    tudo bem?
    Juliana, a sua pesquisa ficou super legal, não conhecia essa história. Se eu fosse contar a mentira como sugeriu, não ia querer ser imortal como você e sim que houvesse mais amor, pois quem ama cuida dos outros e tenta ser sempre uma pessoa melhor.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Sabe que nunca tinha parado para pesquisar a origem do dia 1° de abril? Estranho como nós aceitamos as coisas por elas mesmas e saímos a comemorar datas sem nem mesmo saber as suas finalidades.

    Beijos
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Tô um pouquinho atrasada, mas vim deixar meu comentário na postagem da Lili (jurava que já tinha comentado, e xeretando no blog descobri que não e aqui estou, pq achei que tinha comentado antes mas descobri que não, ai resolvi deixar um comentário pra prestigiar a dona Lili, já que eu achei que tinha comentado e não comentei). Eu não fazia ideia que a brincadeira do 1º de abril tivesse surgido dessa forma tão... tosca. Os europeus queriam mesmo era festa, por isso ficaram de mimimi e zifuderam, pq todo mundo começou a zoar eles... Tudo tem uma consequência. Quando eu era pequena fazia várias brincadeiras do primeiro de abril, mas hoje em dia eu raramente lembro que é dia da mentira nesse dia (deu pra entender:?!). E céus, quem nunca mentiu - uma simples mentira que seja - que atire a ´primeira pedra.

    Beijos ♥
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  29. Caramba, não fazia A MENOR IDEIA dessa história kkk Achei muito interessante e eu também ficaria chateada se recebesse essa noticia de que nao teria mais uma festança kkk Parabens pelo post, por fazer algo que tenho certeza que a maioria nunca viu em nenhum outro lugar e bem vinda ao blog da mah =)

    ResponderExcluir
  30. Eu li o post no próprio dia 1º de abril, mas não consegui comentar antes… (rs). Cá estou para dizer que adorei a história por detrás desta data. Já a conhecia, mas de um jeito muito mais chato do que a narrativa da Lili (haha). Quando vi, já tinha terminado de ler o post… Poxa! Será este um talento do jornalismo? *3*
    Adorei reconhecer o quanto nossos atos ressoam através dos tempos… Um conjunto de brincadeiras gerou uma data que hoje todos sabem. Interessante, não? Qual será o nosso marco histórico? (haha)
    Beijo carinhoso a você, Máh, e a sua "bichinha" talentosa, Lili.

    My Queen Side

    ResponderExcluir
  31. Oi Lili!
    Eu amei seu post!
    Um texto bem gostoso e engraçado!
    AMEI!
    Vc acredita que passou o dia 1 de abril e não preguei peça nenhuma em ninguém! Saco! Eu esqueci e ninguém mentiu para mim para me lembrar! QUE EU SAIBA!
    Adorei as frases que usou, a do Cazuza! Sua vó esta certa! Eu acredito nisso também! Usamos a mentira para recriar a verdade! A literatura não é assim?! Uma mentira que gostaríamos que fosso verdade! ?
    Amei o post!
    Parabéns!
    Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Meu dia 1° foi tão corrido que nem tive tempo de contar alguma mentira...kk
    Concorda quando você diz que é brincando que se fala a verdade e uma mentira repetida "vira" uma verdade.
    A grande maioria das pessoas já perdeu a noção de limites e mente sobre tudo e todos, coisas leve e mais pesadas, tudo para se auto beneficiar.
    Tudo que era bom acontecia na França, ano novo com 7 dias, deveria existir isso até hoje, por que mudaram? Achei desnecessário o Papa mudar o calendário.
    Gostei da parte da imortalidade da sua mentira, seria bom para ler muito e muitos livros, a minha mentira que queria que fosse verdade é qualquer livro desejado de graça!

    ResponderExcluir
  33. Maaaaaaah minha flor, eu voltei! Sentiu minha falta? Nãaao né, imagina, sentir falta dessa tralha aqui huahauahauhauaha

    Nossa, nunca parei pra pensar na história por trás da data... Muito interessante! Haha, adogueeeei <3 e Máh, vê se contrata essa menina como colunista pra valer, ok? Super amei o post, super direitinho!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Adorei o post e o texto, acho que a Juliana já pdoe virar colunista fixa! Muito bom o texto dela u.u!
    Eu nem me ligo muito em datas, quase nem me lembrava que 1 de abril era o dia da mentira! HAhahaa

    ResponderExcluir
  35. Oiie
    Conheci o blog a pouco tempo, e achei ele realmente fofo!
    Mah, eu te entendo a falta de tempo, é tenso, né.. mas ainda bem q a Lili te ajudou na postagem e ficou muito legal!
    Gostei da forma como vcs se tratam, da pra ver que são amigas msm! *-----*
    Sobre o post.. Achei excelente, não sabia que o dia da mentira tinha "nascido" desse jeito, foi bom saber mais um cadinho da história!
    E não, mentir não é legal.. concordo que muita gente deixa pra falar na mentirinha o que realmente pensa por falta de coragem... =/
    Então, não sei q mentira contaria.... dorrgaaa... sumiram todas as idéias! hahaha
    enfim!
    bjinhoooooos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem-vindo.